26/08/2009

Sistema Crehnor

Organización: CREHNOR

Promover a inclusão social dos associados, oferecer crédito e serviços com menores custos, fortalecer a organização dos trabalhadores e contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável e sociocultural da região de atuação. Essa é a missão do Sistema Crehnor, importante aliado na dinamização das economias locais, viabilizando créditos a agricultura, em especial a familiar, as cooperativas de crédito do Sistema Crehnor tem desempenhado papel fundamental na facilitação do acesso a recursos, sejam de fontes oficiais ou dos próprios associados.

Em 24 de agosto de 1996, nasce no município de Sarandi, RS, a Cooperativa de Crédito Rural Horizontes Novos de Novo Sarandi Ltda – Crehnor Sarandi, idealizada por 34 agricultores do assentamento Novo Sarandi – COANOL.

Assim, em março de 1997 a cooperativa inicia suas atividades facilitando o acesso do agricultor aos recursos necessários para o desenvolvimento de suas propriedades, fortaleceu a organização dos trabalhadores e com isso, contribui para o seu desenvolvimento econômico sustentável. Esse modelo deu certo e, a partir de 2000, surgem outras cooperativas com a mesma função social.

Atualmente fazem parte do Sistema Crehnor uma Cooperativa Central e 6 Cooperativas de Crédito Singulares e uma Cooperativa Filiada, totalizando com 56 postos de atendimento que atuam em 310 municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná financiando projetos que visam à melhoria nas propriedades rurais.

Desde sua criação, em 2002, o Sistema Crehnor de Cooperativas de Crédito Rural, tem representado ganhos diretos às famílias, reduzindo a exclusão e transformando o sistema de produção da agricultura familiar, servem de ferramentas para o crescimento econômico do País, pois 10% do PIB — Produto Interno Bruto — brasileiro vem da agricultura familiar, o que significa uma riqueza gerada de 156 bilhões de reais, segundo estudos do próprio governo. O Sistema Crehnor viabiliza o acesso a linhas de crédito e a realização de transações financeiras. As cooperativas também desenvolvem projetos de capacitação e qualificação de seus associados, potencializando a aplicação dos recursos conquistados.

Na Crehnor o cooperativismo é praticado em sua integralidade, em todos os aspectos e nos vários momentos em que o associados se faz presente.

BUSCAR EN BUENAS PRÁCTICAS

Con la colaboración de:

Con el patrocinio de: