09/03/2020

A Economia Social numa visão plural

Vários, coordenação de José Pitacas e Luís Reto
2020

Acaba de sair o livro «A Economia Social numa visão plural», publicado pelo CIRIEC Portugal, com o apoio da Associação Mutualista Montepio. Com a coordenação de José Alberto Pitacas e Luís Reto, dirigentes do CIRIEC Portugal, o livro contém 106 crónicas, de 54 autores, académicos e dirigentes de entidades da Economia Social, publicadas semanalmente no Jornal de Negócios, entre julho de 2017 e setembro de 2019.

O livro conta ainda com uma mensagem do senhor Presidente da República Portuguesa, uma nota do Conselho de Administração da Associação Mutualista Montepio e um preâmbulo da autoria dos coordenadores da edição.

Os artigos estão agrupados em três grandes temáticas:

  • Temas gerais transversais à Economia Social.
  • Problemáticas mais específicas das diferentes “famílias” que constituem o setor: Associações, Cooperativas, Misericórdias e Mutualidades.
  • Testemunhos sobre algumas personalidades relevantes no campo da Economia Social.

Embora esteja presente no quotidiano da vida da grande maioria das pessoas, a Economia Social apresenta um défice de visibilidade e de conhecimento das suas características específicas e da sua relevância para o desenvolvimento local, a inclusão social, a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida das populações.

Nesse sentido, a publicação deste livro tem como objetivo dar a conhecer, junto da sociedade portuguesa, a importância do setor da Economia Social, tentando contribuir para o seu conhecimento e reconhecimento e, também, para a necessária construção de uma identidade forte e diferenciada a partir de um conjunto plural e heterogéneo de vozes, de atividades e de entidades, que seguem, contudo, valores e princípios orientadores comuns e que “coloca as pessoas sempre em primeiro lugar”.

Esta edição foi feita como memória, tributo e homenagem a Jorge de Sá, antigo presidente do CIRIEC Portugal e do CIRIEC Internacional, falecido em 4 de abril de 2019.

O livro será apresentado publicamente nas cidades de Lisboa e Porto, em datas a anunciar, e estará brevemente disponível online e gratuitamente no website do CIRIEC Portugal.

BUSCAR EN ESTUDIOS E INVESTIGACIONES

Con la colaboración de:

Con el patrocinio de: