30/09/2008

ANCOSOL – Associação Nacional do Cooperativismo de Crédito da Economia Familiar e Solidária

A partir de 2002 o cooperativismo de crédito brasileiro gerou uma maior articulação entre as experiências cooperativistas do país. Criou-se o Fórum Nacional de Cooperativas de Economia Familiar e Solidária, onde as centrais, as cooperativas de crédito e as instituições parceiras passaram a se reunir em seminários, intercâmbios e outros eventos, elaborando reivindicações que eram focadas nos órgãos governamentais e reguladoras, pensando políticas públicas que viessem ao encontro das cooperativas, bem como um novo formato legal que proporcionaria uma expansão maior dos sistemas cooperativos.

As várias discussões levaram à criação, em junho de 2004, da Ancosol, como forma de ampliar os poderes políticos e jurídicos, objetivando contribuir para a dinamização sócio-econômica dos agricultores familiares, no combate à pobreza, à desigualdade social, propondo qualidade de vida e alternativas econômicas.

A Ancosol, primeira entidade nacional do segmento cooperativo do país no campo das finanças solidárias, tem a missão de articular, integrar e representar as seis experiências cooperativistas atuais de seu quadro social, compostas de sistemas e cooperativas de crédito de economia familiar e solidária no Brasil, identificadas por processos de desenvolvimento local sustentável.

Orientada por princípios solidários, a Ancosol se pauta na ética, na pluralidade, na transparência, na inter-cooperação, na economia de proximidade e ainda pelo respeito e valorização dos direitos humanos, da cidadania, da democracia e da promoção da paz.

A Associação se configura, politicamente, bem representativa não apenas das cooperativas de crédito solidárias, mas também das redes sociais que atuam em torno do tema no Brasil. E com base em sua missão e princípios norteadores, a Ancosol possui como objetivos:
– Desenvolver ações de interesse das entidades associadas, visando ampliar a troca de informações e intercâmbios entre as integrantes da associação e com entidades afins, e;
– Fortalecer ações na área de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de gestão, produção, acompanhamento e divulgação de informações e de outros conhecimentos técnicos e científicos que digam respeito ao cooperativismo de crédito de economia familiar e solidária.

BUSCAR EN ORGANISMOS DE INTEGRACIÓN Y REPRESENTACIÓN

Con la colaboración de:

Con el patrocinio de: