10/04/2024

Trajetória das mulheres na Economia Social e Solidária em Santa Catarina, Brasil: testemunhos de empoderamento

El capítulo once lleva por título «Trajetória das mulheres na Economia Social e Solidária em Santa Catarina, Brasil: testemunhos de empoderamento» realizado por Vanêssa Simon, Maurício Serva y Carolina Andion. O presente artigo pretende, por meio da análise de histórias de vida de participantes da Economia Social e Solidária (ESS) do estado de Santa Catarina (Brasil), discutir sobre o empoderamento feminino nesse setor. Essa articulação se faz relevante, pois a ESS se fundamenta nos princípios da cooperação, igualdade e solidariedade, apresentandose, portanto, como um espaço promissor para atuação das mulheres, principalmente para aquelas que vivenciam situações de vulnerabilidades.

De fato, no Brasil, muitos empreendimentos de ESS são criados e mantidos graças a atuação de mulheres. Porém, apenas a participação na ESS não é suficiente, já que existem realidades reprodutoras da economia excludente também em experiências e empreendimentos de ESS. Se con- siderarmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pauta perseguida pela maioria dos países até 2030, em especial o 5o Objetivo: igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas, o conceito de empoderamento feminino torna-se pertinente para investigar tal participação, o que é referendado pelos relatos das mulheres entrevistadas.

Ao contar suas histórias de vida, as mulheres revelam seus processos de empoderamento e ao mesmo tempo tornam-se protagonistas das suas próprias histórias. Os processos de mudança vivenciados por elas acabam por alterar as práticas e próprio quadro da ESS que vão se transformando, tornando- se mais propícios à equidade de gênero.

BUSCAR EN NOTICIAS

Con la colaboración de:

Con el patrocinio de: