Noticias Brasil

HAGA CLIC SOBRE EL NOMBRE DE UN PAÍS PARA MOSTRAR LAS NOTICIAS RELACIONADAS

20/09/2021

No último dia 10, o professor DR. Leandro Morais, NEPESC / UNESP foi o convidado para a live do #MEADICA, no perfil do Grupo Mulheres Empreendedoras de Araraquara (MEA), para abordar o tema do Ecossistema Empreendedor com a comunicadora Roberta Maggiotto. O Grupo MEA foi fundado oficialmente em agosto de 2019, pela presidente Neia Castagini, com diretoria de mais seis participantes, separadas em departamentos estratégicos com o objetivo de criar e incentivar as novas atividades realizadas por mulheres empreendedoras dos mais variados segmentos da economia local de Araraquara.

24/09/2021

A segunda edição do congresso se deve ao alto índice de participações e audiência obtida no primeiro congresso, que produziu uma quantidade expressiva de trabalhos apresentados, além de palestras de prestigiados professores brasileiros e estrangeiros.

19/04/2021

Um dos grandes objetivos deste Congresso foi refletir sobre algumas questões, tais como: existe possibilidade de que os novos instrumentos tecnológicos sejam usados dentro dos empreendimentos de ESS? Qual será o papel da ESS face este cenário? Qual o papel da ESS para a implementação dos ODS em diferentes territórios? Qual a resposta da ESS aos impactos socioeconômicos da COVID-19?

09/03/2021

A Economia Social e Solidária (ESS) compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo, consumo solidário, moedas sociais, entre outros. Uma de suas formas de atuação se faz por meio das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares (ITCPs).

09/03/2021

O artigo a seguir aborda as possibilidades de empoderamento econômico, social e cultural de organizações articuladas territorialmente sob os princípios da economia solidária. Ele parte de duas noções teóricas estruturantes – os territórios usados e a acumulação solidária, além de três categorias que o perpassam: bancos comunitários, moedas sociais e circuitos locais de comércio justo. […]

06/06/2020

O Núcleo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, Criativa e Cidadania da FCLAr – NEPESC, em cooperação com a Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara, vem se empenhando em realizar ações passíveis de mitigarem efeitos degradantes das condições sociais e econômicas de vida de parcela da população mais vulnerável de Araraquara.

02/01/2020

A implementação de políticas públicas assertivas nos Estados e municípios como estratégia de desenvolvimento sustentável da região vai muito além do compromisso e da disposição de um gestor público. Conhecer a realidade social, cultural e econômica das famílias, a partir de dados críveis que atualmente estão inseridos nos mais diversos sistemas de acesso à informação, pode contribuir de forma exponencial para a compreensão das necessidades regionais e até servir de alerta para ocorrência de problemas graves.

06/12/2019

La producción de cooperativas, asociaciones y grupos productivos de 15 territorios del Estado de Bahía, Brasil, fue lo más destacado de la 2ª edición de la Feria de Economía Solidaria, que se llevó a cabo del 9 al 23 de diciembre en Salvador Shopping, el centro comercial más grande del Estado de Bahía. 

30/09/2019

Mediante un acuerdo de cooperación entre CIRIEC-Brasil y la Escuela de Economía Social de Andalucía se impartió un curso en Brasil (UNESP de Araraquara e IPEA de Río de Janeiro) a integrantes de la Junta Directiva da Caja de Ande, institución de finanzas sociales de Costa Rica.

11/12/2018

“A ONU reconhece que os princípios e as ações efetivas da Economia Solidária têm relação direta com os objetivos de desenvolvimento sustentável da agenda 2030”, afirmou Leandro Morais, representante da Organização das Nações Unidas – ONU, durante a abertura oficial da Semana Estadual de Economia Soldaria, na tarde desta quarta-feira, 12, na Rua de Nazaré, Centro de São Luís.

08/06/2018

A Coordenadoria de Trabalho e Economia Solidária fechou parceria com o CIRIEC-Brasil – Centro de Estudos e Pesquisa em Economia Pública e Social, no sábado (19), visando a capacitação da diretoria e das coordenadoras da Cooperativa Acácia de Catadores de Materiais Recicláveis em Gestão de Recursos Humanos para cooperativas.

21/11/2017

Co-operatives differ from their for-profit counterparts. Despite this difference, the standard corporate governance models used by for-profit firms are often adopted by co-operatives without consideration for how they may or may not apply. Given the important role that co-operatives play in the economy and society, it is critical that emerging researchers doing work on co-operatives have the knowledge to appreciate the challenges these organizations face and the skills and expertise necessary to undertake research that is both academically sound and applicable to the problems confronting co-operatives.

31/07/2014

Más de un centenar de participantes de 25 países han asistido entre los días 28 de julio y 1 de agosto en Campinas (Brasil) a la cuarta edición de la Academia sobre Economía Social y Solidaria de la OIT. Organizada por el especialista brasileño del OIBESCOOP, el profesor Leandro Morais, la Academia ha servido para […]

18/01/2010

É um espaço de afirmação e promoção das diversas experiências autogeridas pelos trabalhadores e trabalhadoras. Buscando através de debates e trocas de experiências apontar a Economia Solidária como uma saída a atual sobreposição de crises que passa a humanidade (ambiental, alimentar, econômica, financiera e de valores). O I Fórum irá juntamente com a I Feira […]

BUSCAR EN NOTICIAS

Con la colaboración de:

Con el patrocinio de: