18/01/2011

Banco dos Cocais

Organización: Cocais e Prefeitura de São João do Arraial

Visando o fortalecimento da economia local, em 2007 surgia o Banco dos Cocais com uma moeda própria e gerido por um conselho monetário local.

Formado por respresentantes do poder público e da sociedade civil organizada, o COCAIS – Centro de Organização Comunitária e Apoio à Inclusão Social, o Banco dos Cocais passou a atuar como agente de micro-crédito solidário à comunidade, correspondente bancário e prestador de serviço à administração pública para pagamento de benefícios servidores municipais.

Ele ainda é responsável pela aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Apoio à Economia Solidária – FUMAES (Lei Municipal 114/2007), apoiando empreendimentos produtivos e culturais através de acompanhamento técnico, capacitações e captação de recursos para implementação de projetos como Escola Local Organizada (ELO), Cidade Digital e o Festival Cultural.

O Banco dos Cocais já é referência em desenvolvimento local, tendo como principais resultados a crescente geração de emprego e renda, o fortalecimento dos grupos locais de produção, investimentos em educação, cultura e na valorização do povo de São João do Arraial.

BUSCAR EN BUENAS PRÁCTICAS

Con la colaboración de: