30/11/2011

Desenvolvimento e Disseminação de Conhecimento sobre as potencialidades e desafios dos Empreendimentos Econômicos Solidários

Organización: SENAES

A Economia Solidária, enquanto nova realidade, ainda é pouco conhecida no Brasil. É preciso incentivar o desenvolvimento e a disseminação de conhecimentos sobre as potencialidades e desafios dos Empreendimentos Econômicos Solidários para que a sociedade e o Estado brasileiro compreendam e ampliem o apóio a essas iniciativas como alternativa de desenvolvimento com inclusão social por meio da geração de trabalho e renda. Os estudos e pesquisas são necessários também para subsidiar os processos de formulação de políticas públicas para a Economia Solidária. Além disso é necessário desenvolver e disseminar tecnologias sociais apropriadas a esses empreendimentos como condição fundamental para a viabilidade de suas atividades econômicas.

Desde a instituição da SENAES, em junho de 2003, a proposta de realização de um levantamento amplo de informações e a criação de um banco de dados nacional sobre a economia solidária estava colocada como uma demanda do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. Assim, a idealização do mapeamento começou a tomar forma concreta ao final 2003, quando foi constituído o Grupo de Trabalho de Estudos e Banco de Dados (ou GT do Mapeamento), com a participação de pessoas de referência de entidades com experiências acumuladas no desenvolvimento de mapeamento e bancos de dados. O mapeamento da Economia Solidária se constitui numa iniciativa pioneira para identificar e caracterizar tais formas de organização do trabalho tendo resultado na criação do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (SIES).

Além disso, desde 2004, a SENAES/MTE apóia projetos de promoção e disseminação de conhecimentos e tecnologias sociais apropriadas para o fortalecimento das iniciativas de geração de trabalho e renda em atividades de economia solidária.

Objetivo

Apoiar a realização e publicação de estudos e pesquisas sobre áreas temáticas de interesse da economia solidária, visando subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas e de marco jurídico para o setor; incentivo ao desenvolvimento e disseminação de inovações tecnológicas sociais e apropriadas às demandas dos empreendimentos econômicos solidários; e realização de Campanha Nacional de Divulgação com a produção e distribuição de material impresso e audiovisual para a difusão de conhecimentos sobre a economia solidária.

Principais Ações

• Convênios com entidades que atuam como bancos comunitários, para o desenvolvimento de atividades de formação, equipagem e divulgação junto à população local, visando o financiamento e desenvolvimento de iniciativas produtivas.
• Convênios com entidades que já mantêm fundos rotativos solidários ou ainda que têm plano para criá-los, visando oferecer crédito, acompanhamento e assistência técnica a iniciativas associativas e comunitárias de produção de bens e serviços.
• Articulação e acordos de cooperação com bancos públicos, para que disponibilizem recursos financeiros nãoreembolsáveis a entidades que atuam com fundos rotativos solidários.

Enlaces
Campanha Nacional de Divulgação e Mobilização Social da Economia Solidária
Estudos e Pesquisas sobre Autogestão e Economia Solidária

BUSCAR EN BUENAS PRÁCTICAS

Con la colaboración de:

Con el patrocinio de: