14/05/2021

Rede de Cidades Portuguesas – Capital Europeia da Economia Social 2021

Cinco municípios portugueses (Braga, Cascais, Coimbra, Sintra e Torres Vedras) decidiram candidatar-se a Capital Europeia da Economia Social 2021.

Perante esta situação, a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), com o aval do Governo português, através do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, propôs a criação de uma rede que integre aqueles cinco municípios, que foi formalizada no final de março de 2021, dando assim origem à “Rede de Cidades Portuguesas – Capital Europeia da Economia Social 2021”.

Nesse contexto, prevê-se a realização de uma iniciativa previamente definida em cada município ao longo do corrente ano, bem como a indicação de iniciativas por parte de cada município, a realizar sob sua responsabilidade, em colaboração com a CASES, tendo em vista formatar um programa integrado, diversificado e descentralizado.

A primeira iniciativa, a cargo do município de Torres Vedras, será um webinar sob o lema “Produção e difusão de conhecimento sobre a Economia Social: estado da arte e desafios futuros”, que terá lugar no próximo dia 24 de junho, entre as 10h00 e as 12h00, no formato Live Streaming.

Serão oradores, Luís Reto, membro do CIRIEC Portugal e do CIRIEC Internacional, Rogério Roque Amaro, professor universitário, Eduardo Graça, presidente da CASES e Luigi Martinetti, da Rede Europeia de Cidades e Regiões para a Economia Social (REVES).

Recorde-se que, em 2020, Torres Vedras foi a primeiro município a editar um “Atlas da Economia Social”, com o objetivo de mapear e caracterizar as entidades da economia social que atuam no município. O estudo foi elaborado pela Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio do Centro de Estudos Torrienses de Estudos de Economia Social, entidade que resulta de uma parceria entre aquele município e o CIRIEC Portugal.

Pode consultar a aquele documento em http://www.cm-tvedras.pt/assets/upload/paginas/2020/12/16/atlas-da-economia-social/atlas-da-economia-social.pdf

BUSCAR EN NOTICIAS

Con la colaboración de:

Con el patrocinio de: