19/04/2021

CIRIEC World Conference in Latin America – CIRIEC Brasil

Um dos grandes objetivos deste Congresso foi refletir sobre algumas questões, tais como: existe possibilidade de que os novos instrumentos tecnológicos sejam usados dentro dos empreendimentos de ESS? Qual será o papel da ESS face este cenário? Qual o papel da ESS para a implementação dos ODS em diferentes territórios? Qual a resposta da ESS aos impactos socioeconômicos da COVID-19?

Vale lembrar que o CIRIEC-Internacional é uma organização internacional sem fins lucrativos, fundada em 1947, pelo Professor Edgard Milhaud e, atualmente, sua sede está na Bélgica. De natureza internacional, o CIRIEC busca, através da estruturação, produção, divulgação e intercâmbio de pesquisas e estudos científicos, desenvolver e apoiar trabalhos acadêmicos e de apoio à gestão pública, voltados a dois temas: a) serviços públicos; e b) ESS e Cooperativismo. Além disso, como um esforço para disseminar as informações, o CIRIEC, em conjunto com a Universidade de Liège, estruturou um Centro de Documentação. Este Centro está aberto a todos os membros do CIRIEC, mas também a pesquisadores, professores e estudantes.

Retomando ao Congresso Internacional organizado pelo CIRIEC BRASIL em abril de 2021, cabe registrar que, nos quatro dias de evento, foram organizadas 12 conferências, 18 grupos de trabalho, possuindo 110 participantes inscritos com 127 inscritos, 138 apresentações de trabalhos, com participantes oriundos, além do Brasil, da Argentina, Bélgica, Canadá, Chile, Equador, Colômbia, Costa Rica, Espanha, França, Itália, México, Porto Rico, Portugal, Suíça e Uruguai.

O evento permitiu a identificação de potencialidades e de desafios da ESS na ALC, permitindo a idealização da construção de uma agenda regional, baseada em diretrizes globais, respeitando as características locais. Dentre as potencialidades do evento, mencionam-se a estruturação de uma rede nacional e regional de pesquisadores e participantes da ESS, assim como o registro da existência de uma agenda internacional de ESS em construção, feita por diversos organismos internacionais, tais como ONU, OIT, CEPAL, OCDE.

No entanto, um importante desafio revelado, foi a necessidade de se fortalecerem os vínculos regionais, em termos de diálogo e de interação entre os atores diversos que compõe o ecossistema latino-americano e caribenho da ESS. A falta de integração regional impede a expansão das organizações pertencentes à ESS, fragilizando seu pertinente papel de indutora do desenvolvimento socioeconômico territorial, especialmente no momento atual, que a desigualdade socioeconômica se intensifica em razão da pandemia de COVID19.

Este é o desafio futuro do CIRIEC Brasil, em conjunto com os demais CIRIECs regionais e Internacional: integrar a região pelo viés da ESS como uma ferramenta para a recuperação econômica, preferencialmente, sob novas vias e para a redução das desigualdades socioeconômicas intensificadas pós COVID19.

BUSCAR EN NOTICIAS

Con la colaboración de:

Con el patrocinio de: