08/06/2018

Coordenadoria de Trabalho e Economia Solidária fechou parceria com o CIRIEC-Brasil

A Coordenadoria de Trabalho e Economia Solidária fechou parceria com o CIRIEC-Brasil – Centro de Estudos e Pesquisa em Economia Pública e Social, no sábado (19), visando a capacitação da diretoria e das coordenadoras da Cooperativa Acácia de Catadores de Materiais Recicláveis em Gestão de Recursos Humanos para cooperativas.

De acordo com Camila Capacle, Coordenadora Municipal de Economia Criativa e Solidária, a parceria atende uma demanda apresentada pelo Plano de Trabalho de 2018 da Acácia, que, diante do crescimento da cooperativa, sentiu a necessidade de uma capacitação de seus 180 cooperados para continuar gerenciando de forma democrática e nos princípios da autogestão. “Existe uma preocupação da cooperativa Acácia em se manter fiel aos princípios do cooperativismo e conseguir transmitir essa cultura associativa a todos os seus cooperados, melhorando a participação de todos e também o oferecimento dos serviços prestados à cidade e a população de Araraquara”, declarou Camila.

Estiveram em visita à Acácia o presidente do CIRIEC-Brasil, Dimas Alcides Gonçalves (PUC Campinas), o advogado Daniel Francisco Nagao Menezes (Makenzie Campinas) e o economista Leandro Pereira Morais (Unesp Araraquara). Os professores acumulam uma experiência de cerca de 20 anos com cooperativas de catadores.

Na ocasião, o presidente do Ciriec Brasil afirmou que a Acácia é a maior cooperativa em que ele já esteve. “É impressionante a quantidade de equipamentos da cooperativa, assim como a capacidade da Acácia. Fazer a gestão de tantas pessoas é um grande desafio”, destacou.

Dentro da parceria firmada, o Centro de Estudos e Pesquisa em Economia Pública e Social ofereceu um curso inicial de Gestão de RH a toda a diretoria e às cooperadas que exerçam funções de coordenação de equipes. O curso está previsto para o final de junho.

“Mas esse é apenas o começo de uma parceria que visa formar todos os cooperados para o cooperativismo e a autogestão”, finalizou Camila Capacle.

BUSCAR EN NOTICIAS

Con la colaboración de:

Con el patrocinio de: