06/06/2020

Núcleo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, no enfrentamento aos efeitos do COVID-19

O Núcleo de Extensão e Pesquisa em Economia Solidária, Criativa e Cidadania da FCLAr – NEPESC, em cooperação com a Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara, vem se empenhando em realizar ações passíveis de mitigarem efeitos degradantes das condições sociais e econômicas de vida de parcela da população mais vulnerável de Araraquara.

Duas frentes de intervenção vêm sendo priorizadas: o apoio à produção de alimentos e de máscaras. No campo da produção de alimentos, as ações vêm sendo realizadas em parceria com a Associação Horta Comunitária da Zona Norte (sediada no Residencial Valle Verde), tendo como principal inovação, desde o advento da pandemia, a criação e a disseminação do movimento “Terra Solidária – por mais quintais produtivos” (https://www.facebook.com/Terra-Solid%C3%A1ria-105273501147463/)

Já são mais de 30 hortas criadas, em quintais de residências, em escolas, na Moradia Estudantil, em Araraquara, Matão e Américo Brasiliense, que contaram, como parte dos recursos para a sua implantação, com valores oriundos do CNPq, por meio do projeto Corredor Verde Agroflorestal.

No âmbito da confecção de máscaras, a FCL vem prestando apoio à Coordenadoria de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara, que abriu as dependências do Espaço Kaparaó, para que um grupo de mulheres vinculado à Associação Mãos que Criam passasse a produzir máscaras de pano, como forma de contribuir para a proteção da população e para a geração de renda.

Além dessas ações, expressões concretas da práxis extensionista do NEPESC, o núcleo vem realizando um amplo mapeamento dos demais empreendimentos solidários existentes em Araraquara e região, com vistas à identificação de suas respectivas fragilidades e possibilidades de superação, de modo a assegurar a geração de renda.

Complementam essas ações, as atividades permanentes e regulares de mobilização e de formação de estudantes. Reuniões semanais vêm sendo realizadas, com a participação regular estudantes da FCL, seja para debater e organizar as ações do NEPESC, para a oferta de um curso de extensão em formação de agentes de incubação de empreendimentos solidários e ainda para a participação uma programação de conferências e debates com convidados externos e docentes do núcleo.

Entre os meses de março e maio, além das rodas de debates entre os professores do NEPESC (Caio Chiariello, Leandro Morais e Sergio Fonseca), as atividades do núcleo contaram com a participação de dois convidados externos: o professor Miguel Hirota, da Universidad de Valencia, Espanha, abordando o tema das moedas sociais, e o professor Juan Fernando Álvarez, da Universidad Católica Javeriana, Colômbia, que abordou a temática de gestão de empreendimentos solidários.

BUSCAR EN NOTICIAS

Con la colaboración de:

Con el patrocinio de: