02/01/2020

Projeto da UFAM apresenta indicadores dos ODS de municípios do Amazonas

A implementação de políticas públicas assertivas nos Estados e municípios como estratégia de desenvolvimento sustentável da região vai muito além do compromisso e da disposição de um gestor público. Conhecer a realidade social, cultural e econômica das famílias, a partir de dados críveis que atualmente estão inseridos nos mais diversos sistemas de acesso à informação, pode contribuir de forma exponencial para a compreensão das necessidades regionais e até servir de alerta para ocorrência de problemas graves.
 
Para auxiliar pesquisadores, gestores e o cidadão comum na consulta a esses dados, sobretudo a respeito da realidade dos municípios do Amazonas, a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) por meio do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA) elaborou o Atlas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Amazonas – Atlas Ods Amazonas (https://www.atlasodsamazonas.ufam.edu.br/).
 
A iniciativa reúne um conjunto de dados e indicadores sobre os municípios amazonenses, os quais determinam o status das metas presentes em cada um dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) até 2030.
 
“O Atlas é fruto de uma pesquisa de pós-doutorado e está materializado em uma plataforma digital de visualização de dados públicos e de fácil acesso para qualquer cidadão. A ferramenta de análise e visualização de dados utilizada é o Google Data Studio”, conforme explicou o coordenador da pesquisa, professor Doutor Henrique dos Santos Pereira.
 
O projeto ainda lança todos os meses um boletim que reflete sobre os indicadores a partir da opinião de especialistas que discutem os temas. No eventos de lançamento, a platéia conhece os dados e participam dos debates. Cada atividade é filmada e disponibilizada em redes sociais para posterior consulta.
Pesquisadores responsáveis
Henrique dos Santos Pereira, PhD – Coordenador
Danilo Egle Santos Barbosa, PhD – Coord. Técnico – Bolsista PNPD Capes

BUSCAR EN NOTICIAS

Con la colaboración de:

Con el patrocinio de: